Projeto SELIGEO

 Venho aqui falar-vos um pouco sobre o projeto SELIGEO. 

Muitos de vocês tal como eu, acredito que não tenham conhecimento deste projeto, no entanto, acredito que estas iniciativas e estes projetos tem uma extrema relevância no percurso académico e na partilha de conhecimentos.

Foi-nos proposto pelo professor em vez de termos uma aula "convencional" que fossemos assistir a uma conferência no âmbito deste projeto.

Basicamente a origem deste projeto prendesse com o facto de podermos partilhar experiencias e opiniões com diferentes pessoas ligadas ao ramo de geografia. Neste caso concreto esta uma parceria a decorrer com alunos do Brasil, Espanha e Portugal. Varias conferencias costumam ser realizadas ao longo do ano contando com os mais diferentes assuntos e especialistas das áreas. 

No dia 23 de novembro realizou-se uma conferencia presencial no IGOT contando com a presença do Professor Dr. Xosé Manuel Souto González, em que o mesmo dedicou-se a explicar "A Geografia escolar e a cidadania democrática (Espanha)".

Esta sessão também contou com alunos do Brasil e de Espanha a partir da plataforma Zoom.

Nesta sessão em particular, serviu para estabelecer relações de semelhança e contraste na educação democrática da geografia entre os diferentes países.

Segundo o professor, a geografia escolar divide-se em dois princípios: o Espaço e o Território. O território está organizado por escalas e o espaço desenvolve-se por Identidades. O espaço vai estar dividido como:

  • Espaço vivido, com as emoções e sentimentos e gera comportamento e expectativas;

  • Espaço "percebido" com as representações sociais com a valorização do espaço social;

  • Espaço concebido, com o poder territorial que rege o ordenamento do território

Esta foi uma das ideias principais desenvolvidas na discussão e posteriormente, como devem calcular, falou-se de muita coisa em que todos os presentes incluindo professores dos outros países poderem expressar a sua opinião e a sua experiencia. Coisas impossíveis de descrever no blogue. No entanto não pude deixar de fazer esta publicação para chamar a atenção e convidar todos a participarem neste tipo de experiencias educativas.




Comentários