A falta de professores em Portugal

 Porque que existe uma falta tão grande de professores? Será que os professores tem uma vida assim tão má? Será que estou a escolher um "caminho apertado" para a minha vida? 

Bem primeiro de tudo gostava de esclarecer que a ideia de ser professor não me apareceu depois de observar noticias deste género nem nada que se pareça. Desde cedo que geografia foi a minha disciplina preferida e aleado a isso tive para mim um dos melhores professores da minha vida na disciplina de geografia. Aleado a excelente pessoa que o professor era (penso que ainda seja, perdi o contacto entretanto) a disciplina super interessente de geografia ficou um "bicho" dentro de mim. 

Mas voltando ao assunto principal porque razão existe tanta falta de professores em Portugal?

Fazendo uma pesquisa rápida entre diferentes noticias publicadas e até mesmo um introspetiva, podemos chegar a conclusão que a carreira de professor nos últimos anos nunca foi uma coisa muito atrativa. Pessoas que eram colocadas a quilómetros de distancia de casa, um salario muito baixo e com carreiras congeladas, professores que eram maltratados por alunos e pais e pouca coisa mudava... 

Consigo perceber que a carreira de professor a uns anos atras foss4e pouco atrativa o que levou a um envelhecimento dos quadros e hoje em dia existem lacunas muito grandes pouco houve pouco interesse pela carreira de professor. 

Durante muitos anos esse problema não foi levado a serio mas agora começasse a perceber que os professores já tem idades muito avançadas e mais tarde ou mais cedo se vão reformar e é neste ponto de viragem que começa a surgir a falta de professores. 

No entanto pela minha observação penso que seja um problema que se vai consegui resolver num curto espaço de tempo. Hoje em dia a carreira como professor já é bastante mais aliciante e já existem muitas pessoas interessadas. Este ano pela primeira vez desde que existe o curso ficaram enumero candidatos de fora, enquanto que nunca sequer tinha preenchido as vagas.... um sinal claro que muitos bons professores estão para chegar aos quadros.

Deixo aqui alguns links das milhares de noticias que existem sobre este tema:

https://www.publico.pt/2021/09/21/sociedade/noticia/mil-professores-falta-escolas-alerta-fenprof-directores-escolas-falam-horarios-incompletos-1978300

https://www.dn.pt/sociedade/ministro-da-educacao-diz-que-numeros-sobre-falta-de-professores-sao-alarmistas-14419022.html


Comentários