O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

Antigamente, a base do perfil e currículo era o conhecimento obtido, hoje em dia, essa perspetiva está a mudar. O processo está agora a virar-se mais para a valorização do desenvolvimento enquanto pessoa, um melhor cidadão. O pensamento crítico, a participação ativa, a responsabilidade, etc. são tudo competências que a nova imagem do perfil e do currículo dos alunos está a mostrar que valoriza.

Quando falamos de princípios, estamos a referir-nos aquilo que vão ser as justificações das ações e medidas que se aplica ao currículo escolar, em qualquer das suas vertentes. Já a visão, pretende fazer explicar o que se pretende para cada aluno aquando do momento das suas saídas da escola.

Em relação ao parâmetro dos valores, entende-se como as orientações e as crenças que são corretas e fundamentais a transmitir a todos os alunos, no intuito que estes possam aplicar os mesmos no seu dia-a-dia. São a ética e as condutas corretas fundamentais para a construção de uma personalidade positiva. As áreas de competências podem ser definidas como as competências que os alunos obtêm através das suas capacidades cognitivas, sociais e emocionais, físicas e práticas. Entendem-se pelo total de aprendizagens ganhas pelo aluno no seu percurso até à saída da escolaridade obrigatória, sendo que estas competências incluem várias aprendizagens de várias disciplinas diferentes (ciências, educação física, matemática podem ser alguns exemplos).

Na minha opinião, e aquele que é realmente um dos princípios mais importantes e que merece mais destaque nos dias de hoje é o princípio da inclusão. Algo que tem que ser realmente uma verdade e um facto absoluto para quem trabalha na educação é que escolaridade obrigatória é de todos e para todos. Temos de ser conscientes que a escolaridade obrigatória é a grande promotora da equidade e democracia dos jovens. A escola contemporânea agrega uma diversidade de alunos tanto do ponto de vista socioeconómico e cultural como do ponto de vista cognitivo e motivacional. Todos os alunos têm direito ao acesso e à participação de modo pleno e efetivo em todos os contextos educativos.

Já no que toca às áreas de competência, uma que considero pertinente abordar neste trabalho é o Relacionamento Pessoal. Considero esta competência importantíssima nos dias de hoje, seja em qualquer idade, melhorar esta competência é essencial. É também uma competência muito valorizada no mercado de trabalho hoje em dia por exemplo. As competências na área de Relacionamento interpessoal dizem respeito à interação com os outros, que ocorre em diferentes contextos sociais e emocionais. Permitem reconhecer, expressar e gerir emoções, construir relações, estabelecer objetivos e dar resposta a necessidades pessoais e sociais.

No campo dos valores, um ponto que não se pode perder é o da Excelência e Exigência. Na medida em que devemos lutar para tirarmos o melhor e exigir o melhor, tanto dos nossos alunos, mas também como do nosso trabalho. Com esta exigência connosco próprio e com os alunos, vamos efetivamente atingir melhores resultados e fazer com que o currículo deles seja enriquecido. Como diz a própria definição, a Excelência e Exigência é «Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à superação; ser perseverante perante as dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros»



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