O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
Quando
falamos de princípios, estamos a referir-nos aquilo que vão ser as
justificações das ações e medidas que se aplica ao currículo escolar, em
qualquer das suas vertentes. Já a visão, pretende fazer explicar o que se
pretende para cada aluno aquando do momento das suas saídas da escola.
Em
relação ao parâmetro dos valores, entende-se como as orientações e as crenças
que são corretas e fundamentais a transmitir a todos os alunos, no intuito que
estes possam aplicar os mesmos no seu dia-a-dia. São a ética e as condutas
corretas fundamentais para a construção de uma personalidade positiva. As áreas
de competências podem ser definidas como as competências que os alunos obtêm
através das suas capacidades cognitivas, sociais e emocionais, físicas e
práticas. Entendem-se pelo total de aprendizagens ganhas pelo aluno no seu
percurso até à saída da escolaridade obrigatória, sendo que estas competências
incluem várias aprendizagens de várias disciplinas diferentes (ciências,
educação física, matemática podem ser alguns exemplos).
Na
minha opinião, e aquele que é realmente um dos princípios mais importantes e
que merece mais destaque nos dias de hoje é o princípio da inclusão. Algo que
tem que ser realmente uma verdade e um facto absoluto para quem trabalha na
educação é que escolaridade obrigatória é de todos e para todos. Temos de ser
conscientes que a escolaridade obrigatória é a grande promotora da equidade e
democracia dos jovens. A escola contemporânea agrega uma diversidade de alunos
tanto do ponto de vista socioeconómico e cultural como do ponto de vista
cognitivo e motivacional. Todos os alunos têm direito ao acesso e à
participação de modo pleno e efetivo em todos os contextos educativos.
Já
no que toca às áreas de competência, uma que considero pertinente abordar neste
trabalho é o Relacionamento Pessoal. Considero esta competência importantíssima
nos dias de hoje, seja em qualquer idade, melhorar esta competência é
essencial. É também uma competência muito valorizada no mercado de trabalho
hoje em dia por exemplo. As competências na área de Relacionamento interpessoal
dizem respeito à interação com os outros, que ocorre em diferentes contextos
sociais e emocionais. Permitem reconhecer, expressar e gerir emoções, construir
relações, estabelecer objetivos e dar resposta a necessidades pessoais e
sociais.
No
campo dos valores, um ponto que não se pode perder é o da Excelência e
Exigência. Na medida em que devemos lutar para tirarmos o melhor e exigir o
melhor, tanto dos nossos alunos, mas também como do nosso trabalho. Com esta
exigência connosco próprio e com os alunos, vamos efetivamente atingir melhores
resultados e fazer com que o currículo deles seja enriquecido. Como diz a
própria definição, a Excelência e Exigência é «Aspirar ao trabalho bem feito,
ao rigor e à superação; ser perseverante perante as dificuldades; ter
consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os
outros»
Comentários
Enviar um comentário