Aula após conferência

Sem muita surpresa a aula seguinte começou com um pequeno debate e troca de ideias entre todos sobre a conferencia que tínhamos tido na semana anterior. A minha opinião já foi expressa na publicação passada por isso não vos vou "maçar" muito nesta publicação. 
Apos esta pequena discussão e partilha de ideias fizemos um exercício bastante interessante e que nos vai dar muito jeito no futuro, talvez das coisas mais importantes que vamos aprender neste mestrado.
O tema das aprendizagens essenciais, aliado com o perfil dos alunos… São ferramentas que nos vão permitir desenvolver e planear melhor as aulas com o objetivo de formar cada vez melhores cidadãos.
Foi-nos transmitida ainda algumas informações importantes pelo professor, tais como:
  • Ações Estratégicas - São ações que são determinantes para o desenvolvimento do perfil dos alunos, como, por exemplo, associar conteúdos a situações do dia-a-dia, ou promove outros métodos de ensino, como experiências, também, organizar tarefas para a integração e troca de saberes; a utilização de várias fontes de informação; confrontar os alunos com escolhas e a resolução de problemas dentro e fora da sala de aula; a criação de espaços e tempos para os alunos intervirem, dentro da escola; e a valorização do trabalho de livre iniciativa, incentivando a intervenção positiva;

  • Conteúdos Programáticos - São definidos nas Aprendizagens Essenciais, nos conceitos;

  • Aprendizagens Essenciais (2018) vs. Metas Curriculares (2013/14) - As metas curriculares baseiam-se nos conteúdos, enquanto as aprendizagens essenciais já são pensadas nas competências.


Comentários